4 de setembro de 2009

Arquitetura com Containers

A recente tendência de uso de containers em arquitetura começou com a criação de postos de saúde no Sri Lanka pos-tsunami. Inicialmente era idealizado a criação de pequenas unidades educativas no Sri Lanka, mas a necessidade de ajudar as vítimas interrompeu o projeto.
Atualmente o potencial construtivo dessas grandes caixas de ferro está rapidamente se expandindo para a arquitetura residencial, onde está encontrado um espaço pouco explorado no que se refere a mecanização e pré-fabricação. As vantagens são notáveis: custos menores e tempo de obra bastante reduzidos.
Outro ponto a favor é o conceito de arquitetura sustentável. Não somente pela reciclagem de velhos containers, mas também pela de proposta de criação de unidades energeticamente autonomas (ou quase) com o uso de painéis solares, com captação de água da chuva, e pela aplicação de materiais ecológicos.
Moda, ou não, a arquitetura de containers se apresenta com força e personalidade no cenário da arquitetura comtemporanea. Tem como ponto de partida valores socialmente corretos, além de aceitar sem medo o paradigma de projetar e construir quase exclusivamente linhas ortogonais, ou seja, criando ambientes dentro de "caixas".

[Artigo em BusinessWeek]



Nenhum comentário:

Postar um comentário