26 de outubro de 2009

Henri Matisse - Mariana Meccatti Leite



Exposição Henri Matisse

"Ao longo de sua carreira, Matisse explorou diferentes técnicas artísticas. Suas inovações na maneira de fazer e pensar arte, além de resultar em uma produção de grande importância, serviram de referência para muitos artistas, não só em sua época, mas ainda hoje."
A exposição ' Matisse Hoje ' se apresenta como uma 'microspectiva' constituída por um conjunto de obras que abrangem todos os períodos e técnicas: pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e livros ilustrados.
Cada sala é autônoma e aborda um tema emblemático. Paisagem, natureza morta, retratos e as odaliscas (que para ele representava a tensão plástica do corpo feminino), o desenho, o arabesco, os papeis recortados, são alguns temas abordados.
A grande presença de imagens de mulheres na produção de Matisse pode ser explicada pelo processo criativo do artista, que não se satisfazia em representar brevemente cada assunto escolhido, ao contrário, insistia em um tema até sentir-se seguro para representá-lo.
Matisse tem uma relação com a natureza que não é alimentada só pelas viagens, mas também pelo seu ambiente do cotidiano.
Ele considerava suas imagens tão importantes quanto seus desenhos. Experimentou muitas técnicas, que lhe deram liberdade para expressar de maneira mais justa, de acordo com ele, seus pensamentos.
" Desenhar é explicitar uma idéia. O desenho é a precisão do pensamento. Pelo desenho, os sentimentos e a alma do pintor passam sem dificuldade para a mente do expectador. Uma obra sem desenho é como uma casa sem estrutura", compara, Matisse com seus desenhos e a arquitetura.
Para Matisse, o objeto não é tão importante, mas sim o meio como é criado o objeto.
A arte de Matisse baseia-se num método que, segundo ele próprio, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra - desenho, cor, composição - e em juntá-los numa síntese. Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma.
Depois que descobriu uma doença incurável, que vai incapacitá-lo cada vez mais para a pintura, Matisse descobriu um novo meio de se expressar. A técnica com papéis recobertos com guache e recortados, trás grande liberdade e modifica sua relação com a arquitetura.



Bibliografia:
- Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Musée Nationale d'art moderne

- Bibliothéque Nationale de France

- Musée Départemental Matisse - Le Cateau Cambrésis

HenriMatisse




Nenhum comentário:

Postar um comentário